Chamada

Logo às 7h,
Burburinhos de sons,
Risadas, nomes, gritos, sussurros,
Movimentos descompassados,
É tempo de aprender.

Chego na sala com bom dia!
Alguns respondem com olhar,
Outros balbuciam o amanhecer,
Alguns ainda vão chegar,
Comigo uma aula vão ficar.

Vai começar a chamada,
A todos peço para sentar,
Alguns estão a se organizar,
O silêncio chega a entrar,
Pego a caneta e....
Uma névoa me faz acreditar,
Que hoje não vou ensinar,
Não é mais comum abraçar,
Já  não posso ver o desabrochar,
A sala cheia de vida a esperar,
Que na lousa comesse a riscar.

Uma lágrima me faz acordar,
Era um sonho comum todo dia estar,
Mas agora só resta esperar,
Que novamente eu diga Ana,
Logo ao iniciar,
Veja seu sorriso a contagiar,
Ao Bruno, o segundo a chamar,
Ter agora a certeza que ele vai estar.

Hoje a sala está em silêncio,
Só cadeiras vazias e silenciosas,
Passo pelas fileiras sem sorrir,
Olho a lousa sem vida me deprimir,
A vida dinâmica está repousando,
Mas eu continuo sonhando,
Que logo estaremos voltando,
A tudo que estou lembrando.

Como aluno a pensar
Ouço  aqueles gritos da professora,
Que atravessam as paredes a fora.
É um olhar de cuidado,
Aquele gesto de carinho,
Que você só encontra na escola.
Lá também tem brincadeiras de bola,
Nossos amigos nos chamam toda hora.
Reclamar de escrever, já é bola fora,
Estudar sempre foi dá  hora,
Pena que só percebo agora,
Mas sou estudante em casa ou fora.
Vou fazer o meu trabalho com amor,
Pois viver toda a vida,
É mais que viver uma vida toda.

É estar juntos mesmo que distante,
É ser melhor a cada dia,
É isolar-se pelo outro,
É compreender o incompreendido,
É ter na voz todos os gestos de amizade,
É dizer bom dia em grupos Whatsapp,
É ouvir quem me ama com carinho,
Saber que na verdade,
Nunca estou sozinho.
Pois sou  mais que um,
Sou um coletivo de vida,
Onde tem todos com tudo,
E todos comigo.

Você não precisa dizer que ama a escola.
Só precisa sentir,
O que sente,
Exatamente...
Agora!!!

Quando as luzes voltarem a acenderem
A nossa vida não voltará,
Quem voltará serão novas pessoas,
Que sabem o que vivem,
E querem o viver antes do ter,
O conhecer antes do ctrl + V,
O aprender antes na nota,
O fazer antes do nome no trabalho,
E o conviver que harmoniza tudo.

O melhor a dizer então é:
Presente!!!

Autor: Fabrício Ap Zafalon

3 comentários:

  1. Só tenho uma coisa a dizer
    Fantástico, magnífico
    Menos que isso não pode ser
    Pois vem daquele que não só
    Ensina geográfia ou sociologia
    Mas sim compaixão e alegria
    É esse nosso professor
    Fabrício AP. Zafalon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Adryan! Todos podemos responder esta chamada com resignação!

      Excluir