Educação Integral em Matão


Não é de hoje que ouvimos falar que a educação é uma das maiores preocupações de todos, o que não ouvimos muito são boas notícias do ensino público no país. Este é o motivo de escrevermos hoje este artigo, dar boas notícias aqui mesmo em nossa cidade.
Há em Matão boas escolas. Sabemos do trabalho dos profissionais da educação e quão valoroso papel desempenham na vida de nossos filhos, amigos e parentes em todos os tempos. Mas vamos tratar aqui do Ensino Médio Integral que acontece na EE jardim Buscardi, uma escola com quatro anos de existência na cidade que tem feito um trabalho diferenciado pela integralidade de suas ações pedagógicas, sociais e científicas.

As transformações que ocorreram no mundo com o advento de novas tecnologias e comportamentos que impactaram a vida da humanidade, principalmente pós anos 1970, exigem das instituições escolares uma nova postura, com ações multidirecionais e ampla participação protagonista do jovem educando, o qual se insere no mundo físico e virtual com grandes paradigmas nunca dantes enfrentados. Não é mesmo fácil ser um aluno atento a uma aula como as de 1950, onde os alunos estavam lá apenas para ouvir e receber pacotes de conhecimentos compartimentados distribuídos por diferentes disciplinas.

Hoje temos tablets e smartphones conectados com a rede mundial (internet) com todo tipo de entretenimento e contatos a um clique de distância. Isso é uma dificuldade para a escola se manter como aquela instituição social de transferência de informações. A concorrência parece desleal com o professor que possui apenas lousa e giz, na maioria das vezes. Porém não se trata de entender a educação como ultrapassada, mas sim como um resgate a essência, a qual nunca perdeu seu brilho, as relações humanas que compreendem a educação integral.

Na EE Jardim Buscardi temos toda a diversidade alunos de uma escola pública, a escassez de recursos, falta de equipamentos tecnológicos e outros problemas que são amplamente lembrados na mídia e por vezes por alunos com suas famílias no lar. Entretanto, temos um diferencial que é o Ensino Integral. Este programa que disponibiliza ao professor a possibilidade de estar em uma única escola, com dedicação exclusiva, encontrou aqui uma equipe de trabalho altamente qualificada e competente em toda a sua dinâmica de ação. Pois nesta instituição o aluno não apenas mais um aluno que receberá informações, mas sim um ser integral, que pensa, sente, vive, sonha, fala, ouve, erra, acerta e, aprende; aprende a viver a cidadania e protagonizar ações individuais e sociais com zelo pela ética.
As aulas são divididas em uma Base Nacional Comum utilizada em todo o Estado e uma Parte Diversificada, que compreende aulas de Projeto de Vida (carro chefe do programa), Orientação de Estudos, Preparação Acadêmica, Mundo do Trabalho, Disciplinas Eletivas (semestrais com grande diversidade de temas a escolha) e os Clubes Juvenis (criado pelos alunos a cada semestre com grande diversidade). Ressalto a importância do programa na geração desta nova forma de conduzir a educação, mas, se não tivéssemos diante de um grupo coeso e, insiro aqui no grupo, os alunos e todos os profissionais da educação e auxiliares que trabalham conosco e a comunidade escolar.

Com todas as disciplinas trabalhando de forma integrada e com foco nas habilidades que o jovem educando de hoje necessita ter, promove-se um trabalho árduo de amplo resultado e reconhecimento. Em poucos anos, a escola já conta com o respeito da sociedade que busca-a para seus filhos. Os resultados de que falo não se mede apenas por índices de aprovação em vestibulares e Enem, que são elevados também (75%), mas pelo retorno de pais e alunos que nos dizem que seu filho relata e se transforma com este contato humano e responsável entre pessoas que somos, alunos e educadores que se relacionam e aprendem a conviver, conhecer, fazer e sentir, ou seja, a integralidade do ser. Assim digo que voltamos as raízes da educação humanizadora plantadas ainda na Grécia Antiga, que transforma pessoas do seu interior para o mundo, descobrindo sua capacidade de ser um agente social, um verdadeiro cidadão.

Enfim, uma educação que produz bons frutos e está aberta a todos, sem seleção por provas ou outra forma segregadora, assim se faz o ensino e aprendizagem da EE Jardim Buscardi, uma escola para nossos filhos, com diversidade e qualidade, respeitando a identidade de todos que fazemos um mundo diferente, seja com o ingresso de jovens no mercado de trabalho, universidades públicas ou privadas, cursos técnicos, mas com a ênfase ser autônomo, solidário e competente.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário